Biblioteca da Marinheira
Biblioteca da Marinheira
sábado, 26 março 2022

Entre os dias 22 e 25 de março decorreu, na nossa escola, a Festa do Livro. No dia da abertura recebemos o escritor Vítor Morais que teve uma conversa informal e descontraída com as nossas crianças. Ele começou por falar da sua experiência como treinador da modalidade desportiva de ténis de mesa e dos motivos que o levaram a escrever livros. Em seguida, descreveu um pouco de cada um dos seis livros, focando-se um pouco mais no seu primeiro “O Campeão do Ping-Pong”, salientando o facto de que se tratava do primeiro livro infantil que falava sobre o ténis de mesa em Portugal. Para finalizar, brindou-nos, com a colaboração dos docentes Eduardo Soeiro e Nuno Santos, com uma demostração de ténis de mesa. De seguida, escreveu umas belas dedicatórias aos alunos que adquiriram as suas obras. As crianças apreciaram imenso estes momentos únicos.

No turno da tarde, realizou-se, na Biblioteca Ilha Mágica dos Livros, a fase final do Concurso “Soletrando e Aprendendo”, destinado aos melhores concorrentes das eliminatórias. Os vencedores foram Maria Beatriz Rodrigues do 3ºA e Phillip Andrade do 4ºA.

Nos dias 23 e 24 aconteceu a segunda edição do Concurso “Leitura em Voz Alta”. Neste ano participaram onze alunos do 3ºA e oito alunos do 4ºA. Os melhores leitores foram a Mariana Figueira do 3ºA e Ricardo Silva do 4ºA.

Ainda, no dia 24, os alunos do primeiro ciclo participaram numa sessão de Terapia do Riso, dinamizada por Marla Jasmins da Risoland Madeira. Foram momentos muito divertidos, descontraídos e libertadores para os alunos.

Ao longo da semana, as turmas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo foram presenteadas, na Biblioteca, com uma sessão de Jogos Literários sobre personagens dos clássicos da literatura infantil. Foram momentos de muita alegria, diversão e aprendizagem.

A par destas atividades decorreu, no hall de entrada, uma exposição com trabalhos em 3D dos participantes do Concurso “Personagens de Histórias Infantis. Todas estas autênticas “obras de arte” estão de PARABÉNS! Foi muito difícil realizar a escolha dos melhores. Os trabalhos vitoriosos foram: A “Porquinha Pepa” da Benedita Bettencourt (PRÉ A), o “Pinóquio” do Olavo Abreu (PRÉ A), o “Pinóquio” do Matias Figueira (PRÉ B), o “Nemo” do Andres Figueira (1ºA) e o “Espantalho Enamorado” da Isabel Henriques (2ºA).

Ainda estavam expostos alguns trabalhos sobre os livros O Campeão do Ping-Pong e Simão, Espírito de Campeão do escritor convidado e algumas curiosidades desportivas.

No dia 25, foi realizada a entrega dos prémios aos vencedores dos Concursos.

Foi uma semana muito leve, dinâmica, feliz e gratificante na EB1/PE da Marinheira!

 

Clique na imagem abaixo para ver as fotos da Festa do Livro 2022.

 

festa livro 22 1

 

Biblioteca da Marinheira
Biblioteca da Marinheira
quarta-feira, 09 março 2022

No dia 8 de março decorreu, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, a final concelhia de Câmara de Lobos do Triatlo Literário. A edição deste ano contou com a participação de nove escolas, entre as quais a EB1/PE da Marinheira, representada pela aluna Ana Leonor Gomes do 4ºA.

As provas de leitura, interpretação e escrita, basearam-se na obra “O Hospital dos Pequeninos” de Pedro Stuq Palma.

O júri foi composto pela Delegada Escolar de Câmara de Lobos Sónia Brazão, pelo responsável do Centro Cívico do Estreito Zé Gonçalves, pela Técnica Superior Andreia Baptista, pelo responsável da Biblioteca Itinerante “Roseta” Armando Pinho e pelo professor Manuel Neto responsável pela “Biblioteca e Centro-Documental Padre Mário Tavares Figueira”, recentemente inaugurada na Freguesia do Jardim da Serra.

Todos os finalistas estiveram de parabéns, deram uma boa réplica à aluna vencedora da EB1/PE do Covão, que representará o concelho na final Regional.

Mais fotos da atuação da Ana Leonor podem ser vistas AQUI.

Biblioteca da Marinheira
Biblioteca da Marinheira
sexta-feira, 18 fevereiro 2022

No dia 18 de fevereiro, decorreu na Biblioteca Ilha Mágica dos Livros, a final escolar do Concurso Triatlo Literário. Foram cinco os alunos do 4ºA que participaram na final deste ano.

As três provas incidiram sobre a obra O Hospital dos Pequeninos do autor Pedro Stuq Palma. Esta obra foi uma excelente escolha, uma vez que contribuiu para desmistificar o hospital “agressor”. A humanização do hospital tem de começar cedo, na criança. Todos os participantes tiveram um bom desempenho, apesar do típico nervosismo e ansiedade.

O vencedor foi a aluna Ana Leonor que irá representar a nossa escola na final concelhia, no dia 8 de março, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.

Veja algumas fotos dos participantes clicando AQUI.