Realizou-se entre os dias 14 e 17 de março a Festa do Livro 2023. Esta edição intitulada “Viver a Magia da Leitura”, voltou a ter como evento principal, após 3 anos, a Feira do Livro.
Este evento contou mais uma vez com a colaboração do grupo Leya. A Feira esteve aberta a toda comunidade educativa, permitindo o contacto com uma grande variedade de livros infantojuvenis. Tanto alunos, como professores, funcionários, encarregados de educação e outros familiares tiveram a oportunidade de visitar a Feira do Livro.
A Sessão de Abertura aconteceu na manhã de 14 de março, tendo como convidado especial o escritor e técnico superior de Bibliotecas Escolares da EB1/PE da Fonte da Rocha, Nuno Barros. Os alunos do 2ºA deram início às atividades com a canção “As primeiras letras”. Depois o público assistiu à curta-metragem “A Paródia das Bolas de Berlim”, inspirada na obra do Nuno Barros “Firmino e o roubo das bolas de Berlim”. Este pequeno filme contou com a participação de alguns alunos do 3ºA e do 4ºA. Depois da mini comédia, aconteceu mais um momento musical, onde alunos do 3ºA interpretaram a melodia “Ter amigos”. Antes do intervalo, o ilustre convidado fez uma breve intervenção, uma vez que já tinha participado num “interrogatório”, realizado pela personagem da curta-metragem Sherlocka Lupas, onde falou sobre a sua experiência na criação dos livros abordados e sobre algumas curiosidades da sua vida pessoal. Para finalizar, autografou as suas obras adquiridas pelos alunos. Foi um intercâmbio muito divertido e gratificante para todos. No intervalo, todos os alunos se deliciaram com uma bolinha de Berlim. Para terminar esta manhã da melhor maneira, aconteceu um “Show de Magia”, realizado pelo ilusionista madeirense Duarte Faya, que encantou miúdos e graúdos. Os seus truques proporcionaram momentos únicos e impressionantes.
Ao longo da semana, as turmas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo visitaram a Feira do Livro e ainda foram presenteadas com uma sessão enriquecedora de diversos jogos: puzzles, jogo de memória e trivial de perguntas e respostas. Foram momentos de muita alegria, diversão e aprendizagem.
A par destas atividades decorreu, no hall de entrada, uma exposição com trabalhos das turmas sobre a importância da leitura e sobre algumas obras literárias trabalhadas nas aulas. Ainda estavam expostos alguns trabalhos sobre os livros Firmino e o roubo das bolas de Berlim e Firmino e o mágico da Aldeia do Campo do escritor convidado e algumas curiosidades sobre as mesmas. No refeitório estavam expostos os trabalhos realizados no âmbito do Concurso “Comos de Personagens de Contos Infantis”. Foi atribuído um prémio por turma.
Foi uma semana muito enriquecedora, dinâmica, feliz e gratificante na EB1/PE da Marinheira!